Notícias

Na última segunda-feira, dia 05 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Santa Vitória Joaquim Lima, juntamente com os vereadores Carlos Queiroz, Eurípedes Andrade (Henrique Manquinho), Gilmar Fidélis (Abeia), Júnior Sebastião (Junim da Lazinha), Marcos Arantes (Marquinho da Fármacia), Mônica Romão, Weliton Lima e Zilmar Filho, estiveram reunidos com os secretários municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mauricio Lorena, de Meio Ambiente e Pesca, Fernando Bonito e Adãonete Aquino que representou o secretário de Desenvolvimento Econômico João Batista de Medeiros. Eles apresentaram aos vereadores o projeto “Produtor de Água”.

Segundo Mauricio Lorena, este projeto busca incentivar o produtor rural a investir em ações que ajudam a preservar as nascentes e demais Áreas de Preservação Permanente da sua propriedade. Na qual, foi esclarecido que o conceito usado é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), assim estimula os produtores a investirem no cuidado com os recursos hídricos, recebendo apoio técnico e financeiro para a implementação de práticas conservacionistas nestes locais.

“Assim, além do ganho econômico da sua produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos”, explicou Fernando Bonito.

O próximo passo será uma live marcada para o mês de agosto deste ano, apresentada pela ANA – Agência Nacional de Água DF com representante dos produtores rurais, Comitê de Bacias PN3, Ministério Público, Judiciário, Pro Mananciais, ARPA-SV – ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE SANTA VITÓRIA, após o projeto será encaminhado para Câmara Municipal para votação.

Também participaram da reunião, a Engenheira Ambiental, Isadora Queiroz, Jordana Lima, Engenheira Agrônoma.