A ação educativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da Seção do Patrimônio Cultural, na tarde de quinta-feira (28), na ACISV- Associação Comercial e Industrial de Santa Vitória. O evento teve como objetivo conscientizar sobre a importância da Educação Patrimonial no âmbito de contribuir na preservação do Patrimônio Cultural, buscando conservar a memória coletiva e individual, bem como a formação da identidade do nosso povo.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal Junior Sebastião de Souza, dos vereadores Gilmar “Abeia”, Zilmar Filho e a vereadora Mônica Romã, da secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia; secretários de outras pastas; servidores Municipais de diversas secretarias; Padre Ailton Batista, representante do Conselho Municipal de políticas públicas culturais; membros e Equipe Técnica do Patrimônio Cultural e Imprensa.

Francisca Vânia agradeceu de forma especial a presença de todos os colaboradores e parceiros que não mediram esforços para a realização desse workshop, ressaltou a importância dessa ação para a contribuição da preservação e divulgação das políticas de Educação para o desenvolvimento dos Bens Protegidos do Município.

O Reverendíssimo Padre Ailton Batista Franco realizou a bênção e, na ocasião, foram realizadas várias apresentações culturais com o grupo de danças do “Projeto Caminho do Atleta” da Secretaria de Esportes e Lazer e do Studio M Academia Feminina; Roda de Capoeira, com a Escola Vivência Cultural de Capoeira, projeto socioambiental da obra de Canalização do Córrego de Santa Vitória; apresentação musical; Galeria “MUSEU FAMILIAR”, composta de álbuns de casamento; exposição de doces caseiros de Fátima Bezerra; e orientações sobre Homeopatia com Mariozan de Freitas.

Foi realizada a distribuição do GUIA PATRIMONIAL aos presentes, instrumento de educação patrimonial, contendo informações e fotos dos Bens Tombados e Inventariados do Município.

O Historiador Cláudio Scarparo ministrou a palestra abordando o tema “Política de Proteção e Conscientização do Patrimônio Cultural” e a Engenheira Ambiental Isadora Queiroz abordou o tema “Ações Ambientais do Município”.