O presidente da Câmara Municipal Carlos César de Queiroz “Carlinhos Queiroz”, participou no dia 30 de janeiro de 2023, da 19ª reunião do Colmeia de Santa Vitória, na sede da ARPA-SV – Secretária de Agricultura e Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, contando com a presença de representantes da Emater, Secretaria Desenvolvimento Social e Copasa. A pauta da reunião foi para falar sobre o Programa Pró-Mananciais.

A reunião iniciou com o assistente socioambiental da COPASA Adilson, que falou sobre a preocupação com a paralisação dos serviços do convenio de óleo diesel entre Copasa e Prefeitura Municipal de Santa Vitória, contrato esse que apresenta saldo de R$ 62.641,23 (sessenta e dois mil seiscentos e quarenta e um reais e vinte e três centavos), sendo que o término será em 04 de abril de 2023, salientando a necessidade de realizar um plano de trabalho para solicitar um aditivo. Também destacou com urgência o plano de trabalho para quando o terraceador estiver disponibilidade já iniciaria os serviços, sendo que na trégua do período chuvoso os serviços de bolsões e estradas poderão serem realizados com os outros maquinários.

A engenheira agronoma Jordana Lima, mencionou que o terraceador adquirido pela Prefeitura será entregue no prazo de sessenta dias, justificando o atraso na aquisição devido o processo de licitação de compras.

O representante da Emater André, declarou que realizou levantamentos de dez propriedades rurais, solicitadas pelo convênio técnico Emater e Copasa, onde foram geradas ordem de serviços para levantamento das necessidades de cada propriedade rural, podendo ser usado esse levantamento para englobar no plano de trabalho, e solicitou o envio dos levantamentos para equipe socioambiental, esclarecendo que os recursos para realização dos trabalhos indicados pelo levantamento, serão liberados apenas quando todas as ações estiverem lançadas no programa GERHA (Portal de georreferenciamento de controle interno da Copasa).

Em continuidade, solicitou o agendamento do curso de operador de maquinas, disponibilizados pela Emater, afim de auxiliar e aumentar os conhecimentos dos operadores durante as atividades do convênio do óleo diesel, como exemplo na construção dos bolsões, destacando que os bolsões realizados no ano de 2022 estão todos cheios.

Na sequência, a engenheira ambiental Isadora Queiroz solicitou a parceria da Copasa para realização de ações no dia 22 de março de 2023, Dia Mundial da Água.